
O que é um princípio?
É uma norma fundamental que rege o pensamento e a conduta de alguém.
Ter compromisso como princípio é “honrar a camisa”, cumprir o papel e a profissão que você escolheu. Entregar bons resultados a quem contratou o seu trabalho.
Comparando com um casamento, é fazer o que você puder pra ele continuar escolhendo você, todos os dias. Mas para isso dar certo, algumas coisas precisam ser observadas:
A escolha
Ao longo da sua vida profissional você vai precisar dizer sim, mas também alguns nãos, para o bem de todos.
Se um cliente te traz mais dor de cabeça do que bons frutos talvez seja melhor avaliar essa relação e romper o ciclo. Não adianta oferecer tanto compromisso, se por outro lado aquele cliente some, não paga, não entende nada do que é o teu trabalho ou busca um aproveitamento medíocre em relação ao seu potencial.
É hora de pensar… esse cliente não é pra mim. Ou seja, não é por falta de ser uma pessoa comprometida, mas por uma incompatibilidade de perfis que você deixa de aceitar trabalhos de alguns clientes que só atrapalham o seu dia a dia.
É claro que você não vai largar o cliente no altar… termine o job que você estiver fazendo, conclua a relação o melhor possível e depois não aceite novos Jobs. Simples assim.
A promessa
Eu tinha um professor na pós graduação que dizia que nós vendemos vento. Como designers prestamos um serviço, vendemos uma promessa. Por isso o “custo” de um cliente novo é bem mais elevado do que a “manutenção” de um cliente já conquistado. Precisamos convencer de que o nosso serviço é bom e de que vamos atender bem, pra conseguir vender o nosso “vento” por um valor compatível.
Quer ser um profissional mais bem pago e fazer um trabalho com mais qualidade de prazo e criatividade? A credibilidade te ajuda. Se você é uma pessoa confiável no mercado vai conseguir conquistar melhores clientes. Não adianta jogar aquele charme, conquistar o cliente e depois ser Jaguara. Promessas precisam ser cumpridas. Por isso o compromisso tem que ser um princípio.
O relacionamento
Muitos designers tem um perfil mais introspectivo, às vezes meio nerd ou “artista”, como se não fosse sua responsabilidade entender o cliente, cumprir prazos e entregar as soluções necessárias.
Já ouvi um cliente reclamando de um designer que ele contratava… “ah, ele não dava retorno, demorava pra apresentar alguma proposta, no fim não quisemos mais“?
Na faculdade aprendemos muito sobre design e pouco sobre gestão ou atendimento. Esse é um gap do qual cada designer precisa dar conta. Não adianta fazer um trabalho lindo, mas ser mala com o cliente ou entregar fora do prazo que você acordou.
Mas se você é realmente comprometido, vai correr atrás e falar a “língua” do seu cliente, entender os objetivos dele e entregar resultados. Isso faz de você um profissional irresistível! Ou imprescindível, como queira. Vai além da competência técnica. É uma atitude que te diferencia e agrega valor ao seu trabalho.
A rotina
Só você pode cuidar de si mesmo, se atualizar, estudar, mudar o seu posicionamento e resultados. Só você pode melhorar o seu atendimento, mudar seu mindset e jogar do mesmo lado do seu cliente. Só você pode cuidar de sua auto-imagem, portfólio e currículo, e do que aparece no Facebook e outras redes sociais.
Seja qual for a necessidade é preciso uma dose de compromisso consigo mesmo para crescer.
E por que não um pouco de compromisso com o mundo ao seu redor?
Suas colaborações voluntárias em blogs, mostrando seus projetos, sua opinião, conhecimento, etc, demonstra que você é uma pessoa mais aberta, acessível, que você não é daqueles designers super “emsimesmados“, vivendo num mundo não participativo/colaborativo.
Resumindo…
Parece blá blá blá de missão, visão e valores, mas COMPROMISSO apesar de ter um tom de peso e responsabilidade é o que separa os maus dos bons designers. Seu trabalho fala por você. Não deixe seu portfólio ficar prejudicado só porque você precisa pagar as contas. Mostre o seu potencial, saia à procura de bons clientes e construa uma boa reputação baseada no compromisso.
Compromisso é um princípio vencedor, que marca a nossa trajetória de maneira positiva e agrega à nossa carreira credibilidade.
Até o próximo!
Esse artigo foi útil pra você?
Deixe seu comentário! sempre acrescenta muito pra mim.
Obrigada!
Elize