7 dicas para captação e edição de vídeo


Fiz um curso de captação e edição de vídeo em 2014 e aí anotei algumas coisas importantes. Estou revisitando essas informações e gostaria de compartilhar, de repente pode ser útil pra vc.


Resolução

Aqueles nomes de resolução de vídeo: DVD, HD, FULLHD, 4K, etc. Todos eles tem uma quantidade específica de pixels de altura que definem o tamanho e a qualidade do vídeo. Escolha como quer gravar de acordo com a forma que você irá veicular. Geralmente para youtube se usa o formato fullHD com configurações de exportação específicas para deixar o arquivo mais leve.


4K - 4 vezes o tamanho do fullHD, ou seja, 4 telas full HD


Full HD - 1920 x 1080 px


HD - 1280 x 720 px


Distância focal

Se você irá utilizar uma câmera fotográfica para fazer a gravação, escolha a lente certa de acordo com a situação. Lentes Wide, captam ângulos de visão maiores do que o que conseguimos ver com o olho humano. São as "grande angulares". Lentes com distância focal (<em>df</em>) menores do que 50mm são "wide". O ângulo de visão do olho humano se aproxima de 50mm e as lentes com <em>df</em> maior do que esse valor já são consideradas teleobjetivas. Aquelas lentes utilizadas em campos de futebol por exemplo, têm distância focal de aproximadamente 200mm, até 400mm. E aquelas lentes usadas pelos fotógrafos da Nacional Geographic, que captam imagens de insetos, ou de cenas muito distantes, podem chegar até a 1.200 mm de distância focal.


Trilhas sonoras

Antes de gravar o vídeo já é interessante ter planejado que tipo de trilha e de ritmo será utilizado na criação do vídeo. Ao buscar uma trilha sonora para compor com o seu vídeo é importante sempre pensar no público para colocar o ritmo certo. Isso está intimamente ligado ao estilo da gravação do vídeo também. É preciso fazer movimentos leves pra não dar enjoo em quem assiste, mas também não se pode esquecer de que cada vídeo precisa ter um ritmo, de acordo com o seu conceito e o seu público. E a trilha segue esse conceito.


http://www.themusicbed.com%20" target="_blank">www.themusicbed.com </a></span>- nome de um "banco de trilhas" onde se pode encontrar algumas de até U$ 49,00 para fins não comerciais.


http://creativecommons.org/about" target="_blank">www.creativecommons.org </a></span>- nome de um site que ajuda você a encontrar diversos materiais free, inclusive músicas, que tem licença liberada para uso como trilhas para vídeo (royalty-free).


<a href="https://soundcloud.com/" target="_blank"><span style="color: #ff6600;">www.soundclound.com</span> </a>- site onde se pode encontrar os artistas favoritos e buscar trilhas com utilização gratuita. Indicação de artista - "Tony Anderson"


&nbsp;