Como corrigir a cor de um vídeo no Adobe Premiere


Os efeitos a seguir são os que considero principais para correção de cor no Adobe Premiere. É bom aplicar o efeito e ir experimentando para entender melhor o que cada um deles faz. Mas veja abaixo alguns exemplos de resultados que eles possibilitam.


1 - Color Corrector RGB / Corretor de cor RGB


Esse ajuste é parecido com o "equilíbrio de cores" do Photoshop, onde podemos corrigir as cores da imagem inteira ou em uma seleção apenas (máscara), deixando a "luz" geral menos amarelada, ou menos azulada, conforme for o problema do vídeo ou o efeito que se queira dar. Veja na tela da esquerda um vídeo muito amarelado por causa da luz ambiente e na tela da direita a mesma imagem corrigida com o Color Corrector para que a luz ficasse mais branca. Para aplicar basta ir em EFEITOS > EFEITOS DE VÍDEO > CORREÇÃO DE CORES > CORRETOR DE COR RGB. Depois de localizar esse efeito, basta clicar, arrastar e soltar sobre o vídeo ou foto que você deseja tratar.


2 - Fast Color Corrector / Corretor rápido de cor

Ferramenta que serve para modificar as cores da imagem inteira, ou por área (máscara) e também os níveis de luminosidade, onde podemos ajustar o brilho e o contraste da imagem. É bem parecido com o efeito citado acima, porém possui esse círculo de cores que facilita a visualização durante a aplicação do efeito. A aplicação é igual ao efeito acima. Porém para aplicar a máscara é necessário clicar na elipse da máscara e clicar e arrastar sobre a imagem na área que se deseja mudar a cor. A máscara pode ser difusa para que os limites não fiquem tão marcados e também pode ser mais ou menos opaca. Veja resultados abaixo:


3 - Curves RGB / Curvas RGB

Esse efeito apresenta quatro gráficos com curvas de correção de cor e luminosidade (um pra cada cor RGB e outro para luminosidade), através dos quais você pode alterar as cores nas áreas mais claras, nos tons médios e nos tons escuros separadamente. Isso facilita bastante a aplicação do efeito. Por exemplo. No canal Vermelho, você pode querer que nos tons médios da imagem tenha menos vermelho, então você clica na linha na parte central do gráfico e puxa pra baixo. Se você quiser que as áreas claras da imagem tenha mais vermelho é só deixar a linha bem alta na parte alta do gráfico e na parte escura da imagem você pode deixar a linha do vermelho mais alta ou mais baixa, significando que vai ter mais ou menos vermelho nessa área, respectivamente.


4 - Three way color / Corretor de cor de três vias

Esse é o efeito que eu mais gosto porque parece a ferramenta "níveis" do Photoshop, então é muito mais fácil para mexer nos tons de luminosidade e assim dar mais contraste, mais luz, etc. Veja o antes e depois da imagem abaixo.


Esse artigo foi útil pra você?

Deixe seu comentário! sempre acrescenta muito pra mim.

Obrigada!