Buscar

Como fazer um bom layout, mesmo não sendo designer

Atualizado: 3 de jan.


Depois dessa revolução digital, todo mundo (ou quase) precisa criar imagens para "vender o seu peixe" pelas redes socias. Mas o que acontece muitas vezes é que não há verba para contratar um designer profissional.


Como criar suas próprias composições, sem perder tempo e sem errar muito?


Conheça essas 6 ferramentas que te darão suporte para surpreender a sua audiência.


1. Livro: Design para quem não é designer


Estudar pra ter os princípios de design na cabeça seria um bom começo. Isso vai te defender bem em qualquer coisa que for criar. Esse foi o primeiro livro de "design" que eu li na minha vida. Me ajudou bastante a melhorar minhas composições com simples dicas de alinhamento, de como usar tipografia, contrastes, etc. Encontrei o pdf do livro na internet, mas sinceramente acho melhor comprar pra ter em mãos. Ele é um clássico e as dicas valem muito a pena. Mas se você não tem tempo para ler agora, vá para a dica seguinte.



 

2. Site "Canva"


Essa aplicação online foi desenvolvida para que você possa criar o que precisa, sem ter software instalado no seu computador. Lá você encontra composições (layouts) pré-definidos de tudo que você imagina: cartão de visita, apresentações, postais, etc. Daí você altera o texto e insere os dados que você quiser.


Depois de pronto ele gera uma imagem pra você enviar como quiser (whatsapp, instagram, etc) ou para impressão se for o caso. É legal porque você não vai precisar ter software para editar, como illustrator, photoshop, etc. Claro que lá dentro você vai encontrar coisas gratuitas e coisas pagas, mas é bem mais barato do que assinar um banco de imagens por exemplo e você já compõe tudo por lá mesmo. Se quiser conhecer, clique aqui.



 

3. Creative Market


Esse é um site onde você encontra composições prontas também. Tem até modelos de curriculum, ou seja, facilita bastante a sua vida.


A diferença em relação ao anterior é que aqui você vai precisar ter o software para editar o layout. Pode ser o Photoshop, Illustrator... depende da origem do arquivo que se queira comprar.


Eles até sugerem que você instale o software "trial" para editar o arquivo. "Trial", você sabe, significa que depois de 30 dias, essa instalação expira e você não pode mais utilizar o programa, mas pelo menos você já fez o que queria.


Você então instala a versão trial, abre o arquivo, edita o que quiser, salva ou exporta e pronto. Nem precisa conhecer muito do software para fazer isso.

Produtos incríveis no CREATIVE MKT
Exemplos de produtos incríveis que você encontra no CREATIVE MKT

Outra coisa super boa do Creative Market é ASSINAR A NEWSLETTER DELES.

Entre elas tem muita coisa free, ou seja, você poderá baixar layouts, combinações de fontes, muita coisa legal, sem pagar nada. Se quiser testar é só criar a sua conta e esperar os emails com "free goods" que chegarão para você.



 

4. Domestika.org


Gente, a DOMESTIKA.ORG eu recomendo de olhos fechados! Já fiz mais de 10 cursos online, tem mais um monte aqui comprado que ainda não fiz, mas gostei de todos. A qualidade deles de gravação, edição e roteiro é incomparável. Os profissionais são todos experientes e tem um currículo incrível. Então dá pra aprender bastante. Os cursos tem um resumo, onde você vê de antemão o que irá aprender, cada lição tem de 5 a 10 min (+ ou -) então é muito fácil de avançar e concluir.


Quando você compra, não há prazo para assistir o curso, você assiste no seu ritmo e no seu tempo. Tem diversos recursos adicionais também, como documentos, pdfs, listas de sites e muita dica legal no blog deles também, veja abaixo:



Um dos cursos que mais gostei foi o de Fotografia profissional para INSTAGRAM . E deixo aqui também o link para você olhar quando quiser.


Enfim, dá pra aprender bastante para se virar no instagram e no design em geral e arrasar nas suas postagens.


 

5. Envato Elements


Pense num banco de imagens que tem de tudo! é o Envato Elements! Esse eu assino já faz um tempão e uso sempre para trabalhar. Não é tão caro (se você pensar no custo-benefício) e se você assinar por um ano, tem um descontão.





Lá você pode baixar vídeos, imagens, ilustrações, modelos de e-book, etc. Assim você não perde tempo, nem estilo. Se você quer fazer uma apresentação em power point bem bonita, cheia de gráficos, ícones, bem clean, etc... veja essa seção de templates. É possível fazer uma assinatura anual ou pagar só por um mês. Mas vai ajudar bastante na correria, porque é só baixar e editar.


 

6. Crehana


Por último, mas não menos importante, esse site CREHANA.COM tem vários cursos grátis, também tem um moooooonte de recursos gráficos free, como por exemplo fontes lindas, mockups, brushes psd, tutoriais, etc. Às vezes uma simples fonte diferentona já dá mais personalidade para o seu projeto. Vale a pena baixar, instalar e testar no seu layout.


 

Munido dessas ferramentas você vai estar mais preparado para alcançar seus objetivos. Espero que curta. Se você já usou algum desses ou tem alguma outra dica, comenta aqui em baixo.


Um abraço!


 

Elize Garcia

Design Gráfico

Marketing Digital

@elizegarciadesign

me segue lá no instagram!

1 visualização0 comentário