MOMA NY

Em Janeiro de 2014 tive a oportunidade de conhecer o MUSEU DE ARTE MODERNA de New York. São 6 andares com obras de artes de todas as “idades”. Desde as mais “atuais”, com telões espalhados pelos cantos da sala, com som e imagens diferentes sendo transmitidos em cada um (mas compondo uma cena comum entre eles) até as famosas (e mais antigas) obras de arte moderna de Picasso, Mondrian, Cézzane, Andy Warhol (que estava fechada!), etc.


Sabe aquelas imagens todas que vc vê nas suas aulas de história da arte? pois é! como é bom ver isso ao vivo e a cores! todas aquelas pinturas que você vê quando estuda pelo livro do Giulio Carlo Argan na faculdade!!!! depois você vê e se surpreende! puxa! não sabia que era tão pequena! não sabia que era tão linda! não sabia que tinha essa textura! e por aí vai…


E o mais legal é que esse museu é muito high tech e preparado para receber pessoas do mundo inteiro! Você chega lá e recebe um iPod com áudios em português (no idioma que vc escolher, na verdade) sobre a maioria das obras. Você olha a plaquinha ao lado da obra de arte: se lá tiver um número com um ícone parecido com um fonezinho, esse é o número do áudio referente àquela obra que você quer saber mais. Daí é só buscar no iPod. E aí você ouve um curador expert no assunto falando sobre a composição, cores, provável intenção do autor com aquela obra, contexto, data, tudo, tudo, tudo!!! muito legal.


Além disso, você pode tirar fotos (essa foto do post é do iPod, não tem uma resolução maravilhosa, mas tudo bem) com o iPod (mas pode levar sua câmera também). Depois você recebe todo o percurso que você fez no Museu, com os áudios que você ouviu, as fotos que você tirou, tudo no seu email. Fica tudo registradinho no Ipod.


É um passeio de mais ou menos umas 4h. Tem que reservar um bom tempo da viagem para conhecer, mas vale a pena. E vale cada centavo (paguei 25 dólares) para quem gosta de arte.


Lá dentro ainda tem um café muito charmoso, onde vale a pena parar e dar um tempinho se ficar de pé olhando a exposição te cansar um pouco. Ah e lá fora, na entrada do museu tem uma loja linda que vende livros e produtos super interessantes com design assinado, todos caros, mas lindos!!! você fica uns 30 minutos lá, só olhando as coisas dessa loja. Pronto! passeio perfeito!


Fica a dica para quem for em NY!