O que é o sensor de uma câmera?

A grosso modo, o <strong>sensor</strong> é a parte da câmera que capta e registra a imagem. O tamanho do sensor determina quanta luz é usada pela câmera para criar uma imagem, ou seja, o que antes era registrado no filme, hoje em câmeras digitais, é registrado pelo sensor. Muitas vezes o que importa mais não é a quantidade de megapixels, mas o tamanho do sensor, porque quanto maior, mais informação ele consegue captar e registrar, ou seja, mais definição na imagem e mais qualidade.


Quando a gente vê escrito lente Canon a sigla "EF" é porque ela é feita para uma câmera full frame, por exemplo a 5D Mark II. Imagine um retângulo inscrito (dentro) numa circunferência. Isso é um full frame (em português seria "quadro completo, cheio"). Agora imagine um retângulo dentro de uma circunferência, porém sem tocar a sua linha, ou seja, menor do que o círculo. É assim que a gente vê o sensor grande e o pequeno, respectivamente, quando retiramos as lentes do corpo de uma câmera DSLR. E quando a gente vê escrito na lente "EF-S" significa que é uma lente feita para uma câmera que tem um sensor menor. O "S" é de Small = pequeno, em inglês.


Isso mesmo! existem lentes para câmeras full frame e lentes para câmeras com sensor "cropado". É possível usar uma lente EF numa câmera com sensor menor, mas o contrário não. A lente EF-S até encaixa na camera full frame, porque o encaixe é o mesmo, mas a imagem formada no sensor vai ser menor, ou seja, vai ficar uma área escura em volta da imagem.


Agora, se você tem uma câmera com sensor menor e vai comprar uma lente, é importante calcular o "fator de crop", pra decidir se ela será satisfatória para o resultado que você deseja. Uma vez, por exemplo, quis fazer fotografia para hotelaria. Para fotografar os quartos eu precisaria de uma lente ligeiramente *grande angular. Porém minha câmera era uma 7D, ou seja, com sensor menor. Então mesmo com uma lente 18-55mm o meu resultado seria uma distância focal de 24-88mm, ou seja, não seria suficiente para fazer uma tomada bem aberta de um ambiente (o ângulo ou campo de visão seria pequeno).


Para calcular, use o "fator de multiplicação" de 1.6. Multiplique a distância focal da lente por esse fator e aí vc vai conseguir entender se o resultado do seu ângulo de visão vai ser o que você precisa ou não. Uma lente de 50mm numa câmera 7D por exemplo, vai resultar um ângulo de visão mais fechado, de 80mm. Então seria necessária uma lente "mais aberta" (= valor da distância focal menor) para usar com essa câmera se eu quisesse fotografar ambientes ou áreas maiores.


*Lembrando que quanto menor for o número da distância focal da lente, mais "aberta" ela é, ou seja, maior é o campo (ou ângulo) de visão, são as chamadas "grandes angulares". E quanto maior a distância focal, mais fechado é o ângulo de visão. Essas são as lentes "teleobjetivas".